O "caso" Casillas
Na passada terça-feira, Sérgio Conceição decidiu surpreender toda a gente ao sentar o lendário Iker Casillas no banco e dar a titularidade a José Sá. Infelizmente, o guarda-redes português não esteve bem no lance do primeiro golo do Leipzig, contudo o treinador portista disse após o apito final que colocou Casillas no banco por questões técnicas e que escolheria exatamente o mesmo onze se o tivesse de escolher depois do apito final. A imprensa nacional começou logo a "magicar" sobre o assunto.
2 dias depois após esse jogo, ontem, as grandes notícias do futebol português foram as buscas ao estádio da Luz e a casa de Luís Filipe Vieira, bem como a constituição de Paulo Gonçalves como arguido no caso dos e-mails. Para surpresa de todos, o jornal O Jogo voltou à carga com o tema da baliza do FC Porto, atirando o que realmente interessa para segundo plano. O jornal A Bola e o jornal Record fazem manchete com as buscas. Estranho, não é?
Mas então, o que diz o jornal O Jogo sobre a baliza do FC Porto? Na primeira página em letras garrafais, pode-se ler «A baliza é de Sá». Na notícia em si, o jornal frequentemente associado ao FC Porto escreve que o jovem guarda-redes vai ser titular no jogo de amanhã, frente ao Paços de Ferreira, e que a sua titularidade está a ser preparada desde a pré-época, ainda antes de Casillas ter renovado o contrato com o FC Porto até 2018. Aqui nada de novo.
Mais à frente, o jornal explica os motivos que levaram Sérgio Conceição a "atirar" Casillas para segundo plano. José Sá tem tem realizado treinos que agradam a equipa técnica, em contraste com Casillas, que é «acusado de estar há algum tempo a treinar com menor empenho nos treinos», o que obviamente não agrada Sérgio Conceição, que quer ver sempre os seus jogadores a dar o máximo. Juntando-se a isto, o jornal afirma ainda que o guarda-redes espanhol tem usado o telemóvel em momentos menos apropriados.
"Queimar" um jogador em praça pública com todas estas revelações não é uma coisa bonita de se fazer. Com esta notícia seguramente Casillas não vai ficar nada bem visto.
Esta notícia vem contra aquilo que tem sido as palavras de Pinto de Costa e de outros membros do clube, que sempre elogiaram o guarda-redes espanhol pela sua humildade e capacidade de trabalho. É estranho, a ser verdade, que Casillas tenha tido um comportamento exemplar durante as 2 primeiras épocas e que depois da sua renovação começasse a ter esta atitude. E é estranho também o jornal O Jogo, o autor dessa notícia, fazê-la como manchete no dia em que há para discutir assuntos mais graves e importantes. Como poucos temas existem para "picar" o FC Porto, arranjaram este. Mas também é verdade que foi estranho ver Casillas no banco num jogo da Liga dos Campeões.
Mas uma coisa é certa, a ser verdade, Sérgio Conceição mostrou que não não tem medo em "bater o pé" à frente de jogadores como Casillas, e isso é bom. A ser verdade, o treinador fez bem a sentar o guarda-redes no banco, pois mostra que ninguém tem o lugar garantido como tem vindo muitas vezes a dizer.
Hoje, às 18h45, Sérgio Conceição vai dar a tradicional conferencia de imprensa antes dos jogos. Vamos aguardar.
Sem comentários