A 19ª vitória consecutiva não chegou: Sporting 0-0 FC Porto


Fotografia de Carlos Alberto Costa.
Depois de ter saído vitorioso do campo nos últimos 18 jogos, o FC Porto voltou a sentir o sabor amargo do empate. Nem FC Porto nem Sporting mudaram o marcador, por isso a distancia entre as duas equipas continua a mesma (8 pontos), mas a distancia para o segundo lugar encurtou, estando agora a 5 pontos.
 A única surpresa na composição das equipas foi a inclusão de Pepe no banco de suplentes. Fora isso, as duas equipas entraram em campo com a estrutura habitual, o que não foi bom para o FC Porto. 
  Na maioria dos jogos de dificuldade mais elevada, o FC Porto em 4-4-2 não joga tão bem como quando entra em 4-3-3, e isso fez-se notar mais uma vez. O meio-campo era controlado pelos homens do Sporting e o FC Porto não conseguia executar bem as transições defesa-ataque, contudo o Sporting não conseguia criar lances de perigo. Perto do final da primeira parte, Sérgio Conceição "aproveitou" a lesão de Maxi para fazer Oliver entrar e mudar o sistema tático para 4-3-3. Esta mexida foi um ponto de viragem do jogo, pois o FC Porto começou a controlar o meio-campo e começou a a aproximar-se da baliza adversária.
  Mesmo em cima do final da primeira parte, Bruno Fernandes findou um ataque perigoso do FC Porto com o auxilio da falta. Hugo Miguel foi amigo e não lhe mostrou o segundo amarelo e respetivo vermelho.
  Os homens de Sérgio Conceição entraram a mandar no jogo e tiveram duas ocasiões para marcar; Soares não teve instinto matador e falhou o remate para um golo quase certo e Marega, minutos depois, fez a bola passar poucos centímetros acima da barra.
  Os minutos foram passando e o cansaço e o medo de perder o jogo foi-se acumulando nos jogadores de ambas as equipas, por isso o tempo foi passando sem nada de relevante ter acontecido.
  O FC Porto perdeu um ponto para o segundo lugar, é certo, mas a margem continua ser confortável. 

Mais:
-Centrais: Felipe e Militão voltaram a ser imperiais no eixo da defesa, à exceção de um passe errado de Felipe que quase deu em golo do Sporting. 

-Danilo: Grande exibição de Danilo, tanto a defender como a atacar. Esperemos que a lesão sofrida não seja grave.

Menos:
-FC Porto em 4-4-2: Contra as equipas mais modestas do nosso campeonato, o 4-4-2 funciona bem, mas contra equipas mais fortes o FC Porto sente dificuldades neste sistema tático. Foi assim na época passada e foi assim neste jogo. A mudança do sistema tático ainda antes do final da primeira parte fez melhorar muito a qualidade de jogo da equipa.

-Corona a lateral: O mexicano foi muito elogiado quando jogou a lateral em partidas anteriores, mas ficou bem proeminente nesta partida que Corona não é um bom lateral. Pelo menos não o é contra equipas do topo da tabela.

Sem comentários