Schalke 04 1-1 FC Porto: 1 ponto ganho num jogo que deveria ter corrido bem melhor

 
Fotografia de GETTY
O regresso a Gersenkirchen voltou a não ser feliz para o FC Porto. Num jogo em que a exibição foi má e o resultado foi teoricamente bom perante um adversário direto na luta por um lugar nos oitavos-de-final, os campeões nacionais saíram do campo com o empate e com 900 mil euros. Otávio foi o autor do golo do FC Porto.
  Apesar do FC Porto ter sido a equipa visitante, os homens escolhidos por Sérgio Conceição foram superiores aos alemães nos primeiros minutos da partida, mesmo sem jogarem de forma deslumbrante. Aos 12 minutos, Alex Telles teve tudo para colocar o FC Porto na frente do marcador, depois de o árbitro ter bem assinalado uma grande penalidade, contudo o guarda-redes da equipa adversária, Fahrmann, atirou-se para o mesmo lado para onde foi a bola e conseguiu impedir que esta entrasse na baliza.
  O FC Porto continuou em cima do jogo até aos 25 minutos, mas foram criadas poucas ocasiões de perigo e os jogadores não estavam a conseguir aproveitar a falta de rigor posicional do Schalke para tentar chegar à baliza contrária. A falta de ideias e os maus passes dos "azuis e brancos" foram-se intensificando ao longo do tempo e os jogadores da equipa alemã aproveitaram para se aproximarem da baliza de Casillas.
  O intervalo chegou com o marcador inalterado. O empate era justo para o que as duas equipas fizeram, mas Sérgio Conceição estava longe de estar satisfeito com a exibição dos seus jogadores.
  Os jogadores voltaram com outra atitude, a fazerem circular melhor a bola e com velocidade, mas as instruções do nosso treinador foram rapidamente esquecidas e o Schalke impôs-se no jogo, mas sem praticar um bom futebol. O adversário inaugurou o marcador numa jogada de contra-ataque, com Embolo, a fazer uma má recepção e um fraco remate, a conseguir colocar a bola no fundo da baliza de Casillas.
  O FC Porto ia fazendo o seu jogo (mau), mas lá conseguiu marcar o golo do empate. Marega, que nas imagens parece ter simulado a falta, sacou uma grande penalidade que foi convertida com sucesso por Otávio.
  O jogo terminou empatado numa partida em que o FC Porto fez um jogo mau. Sérgio Conceição vai ter de corrigir muita coisa. Um FC Porto do mesmo nível da época passada tinha vencido facilmente esta equipa do Schalke.

Mais:
-Otávio: Foi os poucos que tentou inverter a tendência do jogo e dos poucos que não se estava a conformar com o que estava a ser feito. Prova disso foi quando marcou o golo. Nem festejou. Foi buscar a bola para o jogo retomar o mais rápido possível.

-Felipe: Bom jogo do central brasileiro, que fez 9 cortes, 6 interseções e venceu 11 dos 18 duelos em que entrou.

Menos:

-Muitos passes errados: Não percebo como se falharam tantos passes neste jogo. Vi a ser falhados passes que um rapaz dos iniciados faria melhor. Terá sido nervosismo? Pelo menos o Sérgio estava nervoso com os seus jogadores.

-Herrera:  Mau jogo de Herrera, foi um dos piores do lado do FC Porto. Falhou um número atipico de passes para aquilo a que estamos acostumados. Parecia que estava com a cabeça noutro lado.

-Brahimi: No jogo de hoje não foi o "abre-latas" e ainda conseguiu estragar algumas jogadas.

Sem comentários