Antevisão: Benfica - FC Porto
Chegou o dia! O FC Porto vai defrontar hoje o adversário mais direto na luta pelo título, e não se pode pedir menos que a vitória. O Benfica vai na frente com mais um ponto, por isso, se queremos continuar a depender apenas de nós mesmos para fazer a festa, ninguém pode pensar que sair da luz com 1 ponto é bom. A derrota pode ditar o fim do objetivo.
Como é possível assistir diariamente, a campanha para o Benfica conquistar o penta é enorme, tanto na comunicação social, tanto no meio político. As suspeitas de corrupção não tiraram força à propaganda benfiquista (às vezes até parece que fortaleceu), e os "padres" continuam a ser chamados a dar as "missas" como se nada estivesse a passar. Quando o presidente do Benfica disse que espera que hoje seja "um jogo à Benfica", já sabemos que vai haver missa.
O FC Porto está 1 ponto atrás do rival, mas podia, e devia, estar confortável na frente do campeonato caso as arbitragens tivessem sido dignas desse nome. Dando apenas 2 jogos como exemplo, o FC Porto poderia ter chegado à vitória na Vila das Aves se tivesse sido assinalada uma grande penalidade clarissima sobre Danilo já perto do final do jogo, e podia ter vencido o Benfica caso tivessem assinalado grande penalidade a nosso favor depois de Luisão ter cortado a bola com o braço e/ou não tivessem anulado um golo limpinho ao FC Porto. Só nestes 2 jogos, caso a arbitragem tivesse sido decente, o FC teria conquistado mais 4 pontos dos que aqueles que tem neste momento e o Benfica teria menos 1 dia que tem, ou seja, o FC Porto deveria ter entrado nesta jornada com 4 pontos de vantagem em relação ao segundo classificado. Houveram jogos onde o Benfica venceu por penaltis caídos do céu a seu favor ou penaltis claros contra si que não foram assinados, o que poderia dar uma margem ainda maior. Isto só prova que, tal como Sérgio Conceição chegou a dizer, para vencer temos de jogar muito mais do que seria o suposto.
FC Porto e Benfica já se defrontaram por 167 vezes na principal prova em Portugal. Nestes confrontos, o FC Porto saiu feliz de campo mais vezes que o Benfica; venceu 65 jogos enquanto o nosso adversário venceu 55. Olhando apenas para o histórico dos jogos que se realizaram fora, a esperança de voltar ao Porto no primeiro lugar cai; em 83 jogos, o FC Porto venceu apenas 15 (18%) e empatou 26 (31%).
Nos últimos 5 jogos na Luz, o FC Porto venceu uma partida, por 1-2, quando José Pesseiro era ainda o treinador. Nos restantes jogos, o FC Porto empatou 3 e perdeu 1.
Não se espera um jogo nada fácil num campo tipicamente difícil, contudo temos de lutar até ao fim para conquistar o que é nosso por direito. E acredito que vamos conseguir!
Sem comentários