Continuamos em 4 frentes! P. Ferreira 2-3 FC Porto
![]() |
Foto de Catarina Morais / Kapta + |
No último jogo de 2017, FC Porto assegurou a passagem às meias-finais da Taça CTT ao vencer fora o Paços de Ferreira por 2-3 e garantir o primeiro lugar o grupo D. Os golos do FC Porto foram marcados por Reyes, Brahimi e Aboubakar. O adversário da próxima fase vai ser o teoricamente mais difícil em prova; o Sporting.
A equipa do Paços, tal como a do FC Porto, demonstrou desde cedo vontade de vencer a partida, o que fez com que os jogadores de Sérgio Conceição transpirassem mais nesta noite fria. A equipa de Petit ia selando a sua baliza como podia, mas o FC Porto provou, mais uma vez, que é uma equipa muito forte nas bolas paradas. Aos 17 minutos de jogo, Alex Telles marcou o canto e Reyes cabeceou para o fundo da baliza. O primeiro passo em caminho para Braga estava dado.
4 minutos depois do primeiro golo, Brahimi marcou um grande golo e dilatou a vantagem. Parecia tudo bem encaminhado para a vitória, mas os jogadores da Capital do Móvel tinham outras ideias.
Num lance onde Reyes ficou mal na fotografia (ou no vídeo deste lance), Luiz Phellype (lê-se Felipe) teve o mérito de reduzir o marcador aos 31 minutos de jogo. O mesmo Phellype voltou a ser eficaz frente a Casillas já perto do intervalo. Os 2 únicos remates da equipa da casa deram 2 golos e o empate ao intervalo.
Sérgio Conceição não deveria estar contente na ida para os balneários. No fim de contas, a sua equipa perdeu uma margem confortável de 2 golos num espaço de 15 minutos, e o empate poderia não garantir a passagem à fase seguinte da prova caso o Leixóes vencesse o seu jogo. Só com um resultado em mente, Sérgio Conceição não esperou mais tempo e decidiu lançar para o jogo Corona e Aboubakar para os lugares de Maxi e Soares.
A dupla que entrou não precisou de muito tempo para causar estragos na defesa do Paços. 4 minutos depois de terem entrado, Corona cruzou para o cabeceamento de Aboubakar. O FC Porto estava novamente em vantagem.
O FC Porto controlou toda a segunda parte, contudo a equipa não voltou a ser eficaz na hora de finalizar.
Já perto do final da partida, Herrera fez o gesto de quem queria dar uma cotovelada a um jogador do Paços e foi expulso. Este gesto é sempre desnecessário, ainda para mais já com o jogo decidido.
Com esta vitória, o FC Porto vai entrar em 2017 em todas as frentes em que entrou; Liga Portuguesa, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões.
O próximo jogo para a Taça da Liga está marcado para o dia 23 de janeiro, em Braga. O adversário vai ser o Sporting. O primeiro jogo do ano vai contar para a Liga e vai ser contra o Feirense, fora, na próxima quarta-feira.
Mais:
-Brahimi (na primeira parte): Marcou um grande golo, lutou muito e foi o principal desequilibrador da equipa. Pena só ter jogado bem na primeira parte.
-Herrera: O capitão continua em excelente forma, e até veio atrás fazer de defesa quando foi preciso. Estragou tudo com a expulsão.
Menos:
-Brahimi (na segunda parte): Não deu uma para a caixa. A sua substituição foi previsível olhando para aquilo que estava a fazer.
-Gesto de Herrera: Atitude completamente desnecessária e que vai fazer com que o nosso capitão vá estar de fora na próxima partida. Sérgio Conceição já lhe deve ter posto as orelhas bem quentes.
Sem comentários