Decisão fica para a próxima jornada: Besiktas 1-1 FC Porto

Foto de FC Porto
  Num jogo bastante importante para a Liga dos Campeões, o FC Porto empatou a uma bola frente aos turcos do Besiktas. Felipe foi o marcador do golo do FC Porto, perante um ambiente bastante fervoroso. Com este empate, que até foi um bom resultado para aquilo que foi jogo, o FC Porto terá a prova de fogo para a passagem aos oitavos de final daqui a 2 semanas, diante o Mónaco.
  As duas equipas entraram em campo a respeitarem-se mutuamente, por isso os primeiros minutos da partida foram lentos e bastante equilibrados. Apesar disso, Sérgio Oliveira e Maxi Pereira ficaram logo condicionados na partida ao levarem, cada um, um cartão amarelo.
  O Besiktas era a equipa que mais ia crescendo no jogo, tendo chegado a perto da meia hora de jogo com 9 bolas na área do FC Porto, enquanto os azuis e brancos tinham conseguido por a bola grande-área adversária apenas por 5 vezes. Apesar desse ascendente, foi o FC Porto a chegar primeiro ao golo.
  Num lance de bola parada, Alex Telles passa a bola para Ricardo (que hoje jogou a extremo) e este passou rasteiro para o golo de Felipe. 
  Apesar do golo sofrido, o Besiktas não aumentou o ritmo de jogo mas continuou à procura do golo. Ricardo Quaresma assustou, mas Sá fez uma uma boa defesa e segurou a vantagem do FC Porto durante mais alguns minutos. Aos 41 minutos de jogo, num lance de transição rápida, Tosun fugiu pela esquerda e encontrou Talista (que até ao momento estava desaparecido do jogo), que sozinho só teve de encostar. Estava feito o golo do empate num lance em que parece que a defesa deveria ter feito mais.
  As duas equipas foram para o intervalo com um resultado justo apesar do Besiktas ter procurado mais o golo. Este empate garantia o apuramento dos campeões turcos à próxima fase da Liga Milionária, por isso esperava-se que que o Besiktas tentasse meter o jogo no "congelador" na segunda parte.
  Viu-se desde cedo que o Besiktas afinal não estava satisfeito com o empate, pois entrou com tudo na segunda parte. Só nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, os turcos tinham 79% de posse de bola. O FC Porto não sabia o que fazer se livrarem de tamanha pressão, mas felizmente o golo não surgiu, apesar dos turcos terem estado muito perto. Um dos remates do Besiktas embateu com estrondo na barra e noutro lance José Sá defendeu de forma estupenda o remate de Quaresma.
  Contra o sentido do jogo, Ricardo ficou frente-a-frente com o guarda-redes do Besiktas, mas o seu remate de trivela foi muito mau e desenquadrado com a baliza. Pedia-se mais naquela posição.
  A partir desse lance, os campeões turcos deixaram de pressionar tanto e o FC Porto conseguiu finalmente respirar. O resultado manteve-se inalterado até ao apito final.
  Com este resultado, o Besiktas apurou-se para os oitavos de final, pela primeira vez na sua história, e o FC Porto vai tentar garantir a vaga ainda livre daqui a 2 semanas, frente ao Mónaco.
  FC Porto e Leipzig partilham os mesmos pontos, 7, mas o FC Porto leva vantagem no confronto direto. O Mónaco, já sem qualquer hipótese de ir sequer à Liga Europa, tem 2 pontos. O Besiktas, com 11 pontos, está apurado para a fase seguinte e tem também garantido o primeiro lugar do grupo.

Mais:
-Felipe: Esteve em grande nesta partida, e não só pelo golo marcado. Fez 12 alívios, 4 interceções e ganhou metade dos duelos individuais que disputou.

-Sérgio Oliveira: Foi uma das surpresas no onze escolhido por Sérgio Conceição, mas esteve muito bem a controlar o meio-campo ao lado de Danilo.

Menos:
-Lance do golo do Besiktas: É o segundo jogo consecutivo onde vejo o FC Porto a sofrer por causa de erros da defesa. No jogo passado, o Portimonense marcou o primeiro golo porque a defesa se esqueceu de marcar um jogador da equipa algarvia. Hoje o FC Porto sofreu um golo porque se focaram todos em Tosun e se esqueceram de Talisca. A defesa não está tão consistente como era na época passada e no inicio desta.

-Segunda Parte: Parecíamos uma equipa pequena a ser encostada "às cordas". Foi com muita sorte que não sofremos 1 ou 2 golos quando o Besiktas foi com tudo para cima do FC Porto.

Sem comentários