2 pontos perdidos, mas seguros no primeiro lugar: Sporting 0-0 FC Porto

Foto de Carlos Alberto Costa

  Algum dia teria de acontecer, e aconteceu hoje. Depois de 7 vitórias nas 7 primeiras jornadas da Liga NOS, o FC Porto perdeu os seus primeiros pontos ao empatar em casa do Sporting 0-0. Apesar do empate, o FC Porto conseguiu defender a sua liderança, neste que foi o primeiro clássico da liga, ao manter o Sporting a 2 pontos de distância. 
  Com Layún no lugar de Ricardo, que ficou na bancada, a equipa azul e branca apresentou-se de forma semelhante à que se mostrou no Mónaco. A equipa de Sérgio Conceição jogou os primeiros 45 minutos de forma muito organizada e segura, com Herrera, Sérgio Oliveira (novamente titular) e Danilo a mandarem no meio-campo.
  Brahimi voltou a ter mais um jogo inspirado, tendo sido o maior desequilibrador da partida. Aos 21 minutos de jogo, o avançado argelino fez um passe pelo ar para Aboubakar, mas o ponta de lança rematou fraco para defesa fácil de Patrício. Mais tarde, Aboubakar voltou a estar perto do golo, mas o guarda-redes do Sporting esteve em destaque com uma defesa complicada.
  Só aos 43 minutos de jogo é que surgiu o primeiro remate do Sporting. Num canto, William Carvalho cabeceou para defesa de Casillas. 
  Um minuto depois, o FC Porto esteve novamente perto de marcar, mas Marega cabeceou à barra e Aboubakar não conseguiu marcar na recarga.
  Sérgio Conceição foi para o intervalo sem ver a sua equipa marcar qualquer golo, mas não podia estar insatisfeito com a exibição dos seus homens. O domínio do FC Porto era claro para todos; controlava o miolo do terreno e criou os lances de maior perigo do jogo. O Sporting teve 7 cantos contra 2, e foi apenas num desses cantos que o Sporting conseguiu fazer o seu único remate na primeira parte.
  O FC Porto foi perdendo o controlo do meio campo bem cedo na segunda parte, notando-se algum desgaste nos jogadores devido à deslocação ao Mónaco, o que permitiu que o Sporting chegasse mais perto de Casillas.
  Aos 59 minutos de jogo, Alex Telles lançou a bola para Danilo que se encontrava no meio do terreno. O trinco foi logo pressionado por Bruno Fernandes e perdeu a bola numa zona proibida. Felizmente o médio do Sporting falhou na hora de rematar à baliza.
  O jogo continuou partido durante o resto do jogo, com a bola a estar a maior parte do tempo no lado do adversário, mas sem criar muito perigo para Casillas.
  Com este resultado o FC Porto mantém-se no primeiro lugar da Liga NOS. Sérgio Conceição, na flash interview, afirmou que após o apito final disse aos seus jogadores que estes iriam ser campeões. eu também acredito que sim.

Mais: 
-Defesa do primeiro lugar: Apesar do empate, o FC Porto mantém-se no primeiro lugar, e isso é importante. É obvio que a vitória teria sido excelente para deixar o Sporting a 5 pontos, mas empatar em casa de um rival, que até tem feito bons jogos, não é mau.

-Dupla de centrais: Marcano e Felipe estiveram muito bem no jogo, principalmente Felipe que esteve imperial a cortar quase tudo.

-Danilo: Esteve em grande nível na primeira parte e contribuído para o domínio do FC Porto nesta fase da partida. Jogou visivelmente cansado na segunda parte.

Menos:
-Herrera: Bem a pressionar, mal a ver o jogo. Na primeira parte houve um lance de contra ataque onde estavam companheiros melhor posicionados para dar seguimento ao jogo, mas o mexicano preferiu continuar a correr e rematou mal.

-Otávio: Entrou na segunda parte e não trouxe nada de novo à equipa. Mais um mau jogo do brasileiro.


Sem comentários