Reviravolta nos descontos: FC Porto 3-2 Portimonense
![]() |
Foto de Catarina Morais / Kapta |
Num jogo cheio de emoções e picos de êxtase, como se estivéssemos numa montanha russa, os jogadores e adeptos do FC Porto suspiraram de alívio quando o árbitro deu como terminado o jogo aos 90+7. O FC Porto pedia por 1-2 aos 90 minutos, mas os jogadores conseguiram virar o marcador do avesso e o jogo terminou 3-2. Com esta vitória, o FC Porto assegurou a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal. Os golos do FC Porto foram marcados por Danilo, Aboubakar e Brahimi.
A equipa escolhida por Sérgio Conceição (com Casillas, Óliver e Hernâni no onze) começou desde cedo a mandar no jogo e chegou ao golo logo no primeiro remate efetuado à baliza do Portimonense, logo aos 5 minutos de jogo. Na marcação de um canto, Alex Telles cruzou a bola para Danilo, e este fez a bola passar por entre as pernas do guarda-redes Carlos Henriques.
Apesar de Danilo e Corona não terem marcado o segundo golo por muito pouco, a equipa adversária estava a subir em termos de rendimento, e o golo do empate acabou por aparecer à meia hora de jogo; o japonês Nakajuma fez um passe alto a isolar Wellington, que só com Casillas pela frente fez a bola passar por baixo das pernas do guarda-redes. A defesa devia ter feito mais neste lance.
O FC Porto foi para o intervalo com o jogo empatado. A exibição estava longe de ser perfeita e pedia-se que a equipa entrasse na segunda parte mais consistente e com novas ideias.
A equipa entrou na segunda parte muito passiva, e insatisfeito, Sérgio Conceição tentou mudar o jogo ao tirar Hernâni para lançar Brahimi. Apesar da mexida o golo acabou por ser marcado na baliza contrária. Pedro Sá, na entrada da grande área, rematou forte para o fundo da baliza. Casillas bem se esticou, mas aquele remate era indefensável.
Com a equipa do Portimomense a querer defender a vantagem que lhe garantia a passagem à fase seguinte da prova e com o FC Porto à procura desesperadamente do golo, os minutos passavam com as duas equipas cada vez mais ansiosas, tornando os minutos finais "de loucos". Felipe Macedo travou a corrida de Danilo, levou segundo amarelo e foi expulso. Minutos depois Sérgio Conceição protestou por cauda de um lance na área da equipa algarvia e também foi expulso. O minuto 90 aproximava-se e os adeptos do FC Porto tinham cada vez mais os nervos à flor da pele.
O minuto 90 chegou com o FC Porto a perder, mas segundos depois Aboubakar surgiu frente-a-frente com o guarda-redes adversário e empatou a partida. 6 minutos depois, André Pereira passou a bola a Aboubakar, mas este não conseguiu apanhar a bola e deixou-a passar para os pés de Brahimi, que deu ao FC Porto o golo da vitória e a passagem aos oitavos de final da prova.
O próximo jogo vai ser também bastante importante. Na próxima terça-feira há jogo para a Liga dos Campeões frente aos turcos do Besiktas.
Mais:
-Danilo: Falou-se muito que Danilo poderia estar cansado por causa dos jogos da Seleção, mas estava, isso não se notou. Cheio de garra e de força durante todo o jogo, marcou um golo, esteve perto de marcar outro e ainda sacou uma expulsão a um jogador do Portimonense depois de uma grande arrancada.
-Vontade de dar a volta: Apesar da equipa ter estado a perder, os jogadores nunca deixaram de acreditar e conseguiram dar a volta nos descontos.
-Casillas a liderar: Muito se falou e muito se escreveu sobre Casillas depois de este ter perdido a titularidade. Tem mau comportamento, diziam eles. Sérgio Conceição não estava presente e foi o guardião espanhol a liderar a roda entre os jogadores após o apito final. Ninguém com mau comportamento, conflituoso, e com vontade de seguir para outra equipa lideraria a roda entre staff e jogadores depois do apito final.
Menos:
-Defesa: A defesa esteve uns furos abaixo daquilo que estamos habituados. Apesar do Portimomense ser a quarta equipa com mais golos na Liga, a defesa do FC Porto teve muito má neste jogo.
-Hernâni: Exibição muito fraca do extremo português. Não parece ser um jogador com qualidades para o nível do FC Porto.
Sem comentários